Olá pessoal, como acabou a votação na enquete e o assunto vencedor foi a Dança, então, estudaremos a importância da Dança nas igrejas.
"Ainda te edificarei e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam". Jr 31:4
"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza". Jr 31:3
Temos a mania de escandalizar o ministério de Dança nas igrejas, o preconceito é muito grande por causa da cultura cristã, que proíbe muitas vezes até de homens dançarem em igrejas associando o problema a sexualidade, isso faz com que com que a gente caia na religiosidade e acaba com o talento de tantas pessoas nas igrejas. Para o povo de Israel sempre foi muito normal eles expressarem seus sentimentos através da arte e tornando a Dança um dos grandes instrumentos de comunicação.
Para iniciarmos esses post sobre Dança, não poderia deixar de falar a definição de Dança.
DEFINIÇÃO
Dança – Seqüência de movimentos corporais executados de maneira ritmada, em geral ao som da música; A arte da dança; Música que se destina a ser dançada.
Dançar – Executar os movimentos da dança, bailar; Balançar, oscilar; Estar folgado, frouxo; Executar segundo as regras da dança.
Gente... Por hoje eu fico por aqui, nos demais dias falarei mais coisas sobre a Dança nas igrejas, deixarei um vídeo bem legal do Ministério Estúdio do Corpo dançando a música Corpo de Cristo do Diante do Trono, espero que vejam!
Deus abençoe vocês!
Glória a Deus! A dança é uma forma maravilhosa de adorar.
ResponderExcluirAmigo depois te passo um livro e uns links com muita coisa boa sobre dança.
eu vou querer sim...vou começar focar algumas semanas sobre dança
ResponderExcluir^^
Muito legal seu texto e o video é muito bom. A dança é uma arte, ela tem que ser valorizada cada vez mais.
ResponderExcluirabraço,
www.todososouvidos.blogspot.com
Adoro espetáculos de dança, tenho uma amiga dançarina sempre que posso acompanho o trabalho dela nos teatros aqui de são paulo. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirPessoal, muito obg pelos comentarios
ResponderExcluir^^
Boa!! mas ao vivo deve ter sido ainda melhor. A primeira vez que assisti um espetáculo de dança foi com o grupo O Corpo. A acústica e a disciplina do grupo impressionaram.
ResponderExcluirOlá, parabéns pelo seu blog, tudo de muito bom gosto!
ResponderExcluirEstou seguindo. Espero você no meu. Siga-me!
http://umpoucosobreisso.blogspot.com/
Oi legal seu Blog tb.
ResponderExcluirGentileza a sua passar la no meu.
Show de bola! Otimos assuntos e bem diferente.
Se quizer seja bem vindo! e participe.
A dança é uma das manifestações de louvor e adoração mais lindas e fascinantes. Como não agradar nosso Deus com uma expressão de gratidão e rendição com nossos próprios corpos?
ResponderExcluirSimplesmente demais!
Se existe evangelho nisto, que Deus seja glorificado de modo que se não for assim escanda-lo é, generalizar as coisas esta errado, existem ministerios e MINISTERIOS.. abraço rapaz
ResponderExcluirCertamente, Anderson, há muito preconceito devido à associação de dança com sexualidade. Mas, se fosse o caso, não poderíamos louvar com braços, olhos, canto, voz, porque são todos elementos sexualizáveis. :-) É preciso separar alhos de bugalhos com serenidade e sabedoria. Não é transformar o louvor em barzinho, é tão-somente lançar mão de mais um recurso. Musicais cristãos, por exemplo, envolvem dança. Beijos e sucesso no blog!
ResponderExcluirRetribuindo cliques
ResponderExcluirtem mtas mtas igrejas que são contra esse tipo de manifestação
ResponderExcluirpra mim é indiferente
Sou fã não de dança porem admiro quem sabe
ResponderExcluirA Dança é o corpo demonstrando o que sente de forma ritmada.
ResponderExcluirNossa! Deve ser muito difícil fazer tanta coisa!
ResponderExcluirMas eu acho tão bonito dançar, e ainda mais quando é na igreja!
Não tenho aptidão nenhuma pra isso, mas acho lindo quem consegue!
Abraços
fico feliz q estejam gostando do Blog e do post
ResponderExcluir\o/
Anderson,
ResponderExcluirPrimeiro parabenizar pela abordagem do tema. Confesso que blogs com temática religiosa me causam certa preocupação, uma vez que opinar fatalmente pode gerar conflitos de crenças. Mas você com grande propriedade abordou o tema dança da religião, com foco na religião protestante, e foi no ponto chave da questão, que é a invariável associação da dança ao preconceito em relação à sexualidade principalmente dos homens. Falou uma grande verdade, o que é lamentável, uma vez que a dança é uma das formas de expressão mais primitivas que existe, uma arte que nada tem a ver com sexualidade, e ao contrário do que as pessoas imaginam, tem sim uma forte ligação com religiosidade de uma forma geral (e não apenas com religiões cristãs). É possível notar a presença da dança em rituais religiosos de todas as raças, crenças, dos índios e suas danças rituais, passando pelos negros e o culto a dança aos orixás, e claro, a dança é presença constante na bíblia, e lamentavelmente, a sociedade acaba associando essa forma de expressão à sexualidade, o que vem dos homens e sua cultura machista. Enfim, um tema muito bem abordado, direto, e sem dúvida alguma esclarecedor! Parabéns!
http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/
Achei mto interessante a temática do blog.
ResponderExcluirMto legal o vídeo, o post tb! Acho lindo quem dança, eu não tem o menor talento pra isso então só me resta admirar quem sabe dançar, rsrs..
ResponderExcluirAbraços! =)
http://rejane-ferreira.blogspot.com/
se ficarmos presos eternamente aos dogmas cristalizados das religiões, estaremos fadados ao obscurecimento, isso que vc disse no post de que alguns homens não podem dançar em algumas instituições, é ridículo.
ResponderExcluireu escrevo pro:
http://cafedefita.blogspot.com/
e publico meus poemas em:
http://www.fragmentosdosonhar.blogspot.com/
Não sou fã de dança mas cliquei nos anuncios
ResponderExcluirA dança é uma forma muito interessante de mostrar algo para as pessoas em simples movimentos dá pra perceber a emoção do momento.
ResponderExcluirDançar é lindo...
ResponderExcluirGostei da postagem e do video. =]
Dançar é uma forma de arte, e na minha opinião toda arte tem a capacidade de nos ligar à nós mesmos e à Deus!
ResponderExcluirAbraço!
Gosto daquelas danças de salão.
ResponderExcluirTango, por exemplo. Embora eu
não saiba dançar. Também gosto
de street dance. São legais.