terça-feira, 26 de julho de 2011

Dicas práticas para músicos de Ministério de Louvor - parte 3 - Rearmonização

 
É realmente um prazer dar continuidade a esta série de 7 artigos. O objetivo principal desta série é compartilhar dicas objetivas e funcionais para a melhoria da prática musical dos ministérios de louvor das igrejas.

Neste terceiro artigo iremos tratar de um assunto mais técnico. Vamos falar sobre rearmonização. De acordo com a etimologia da palavra, rearmonização significa buscar uma melodia já feita e alterar os acordes para dar um colorido diferente, produzindo variedade e interesse. Essa mudança de acordes pode ser simples ou complexa dependendo do objetivo a ser alcançado.

Quando você sempre toca uma mesma música e percebe que esta canção já não é uma novidade musical, está na hora de rearmonizar. Vários estilos musicais têm exemplos de rearmonização, mas sem sombra de dúvidas, o estilo que mais utiliza essa ferramenta é o Jazz.

Miles Davis, Bill Evans, Oscar Peterson, John Coltrane, Duke Ellington e tantos outros mestres utilizaram esse recurso para dar sofisticação aos chamados standards. Gostaria de dar 3 dicas para uma boa rearmonização.

DICA 1 - Perceba a melodia dentro do contexto da harmonia.

Muitos músicos analisam a melodia ("o canto") separadamente da harmonia. Isto é um erro porque a melodia quase sempre se encaixa no acorde que está sendo tocado no momento. E quando isto não ocorre é devido o uso de algumas técnicas que os arranjadores utilizam, como por exemplo, as notas melódicas (notas de passagem, apogiatura, escapada, retardo, bordadura, antecipação).

Antes de rearmonizar perceba como os acordes encaixam com a melodia. Além disso, tente rearmonizar utilizando acordes que tenham na sua formação a nota da melodia que está sendo tocada no momento.

Por exemplo, na música "Aclame ao Senhor" no refrão na parte "poder, majestade, louvores ao Rei" a harmonia original é:

| A F#m | Bm E | que poderia ser rearmonizada como: | A F#m | B9/D# E/D | 


No decorrer da semana colocarei as outras dicas que ainda faltam, fiquem ligados! 
Deus abençoe!!

8 comentários:

  1. Seu blog é lindo...ja estou seguindo...assim que der da uma passada no http://odespertardumsonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Apogiatura, retardo, bordadura... Nossa, nem sabia que todos esses detalhes existiam. Muito legal aprender mais. Realmente, às vezes querem reescalar um time que está ganhando e nossos ouvidos é que sofrem... Beijos, sucesso! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! adorei! mtoo lindo! estou seguindo!

    http://woopsbloops.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, estou seguindo o blog, se der siga o meu http://esmalteporesmalte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! =)

    http://mmmorango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótima postagem, ainda mais pra quem é músico, bem informativa. Visite meu blog, caso esteja interessado em algum tipo de parceiria, como troca de banners entra na pagina de parcerias. http://younisex.com.br/

    ResponderExcluir