segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dicas práticas para músicos de Ministério de Louvor - parte 1 - Técnica Musical

 
É com grande alegria e satisfação que inicio esta série de artigos para os músicos que tocam na igreja. O objetivo desta série de 7 artigos é dar dicas objetivas e funcionais para a melhoria da pratica musical dos ministérios de louvor das igrejas. Os temas são:

1) Técnica musical
2) Estilo (estética)
3) Rearmonização
4) Improvisação
5) Criando ambientes musicais
6) Repertório
7) Pratica de conjunto


Vamos começar falando sobre Técnica musical:

Em todo tipo de criação, seja artística ou cientifica é necessário o desenvolvimento de técnicas para que haja excelência no resultado a ser alcançado. Na música acontece da mesma forma. Técnica é a arte de fazer algo para se chegar a um objetivo (resultado).

A definição de técnica é a arte ou método prático aplicado para um determinado assunto. No campo da música, técnica é o conjunto de procedimentos para executar uma obra musical com excelência. Dentro deste tema sobre técnica musical gostaria de dar 3 dicas para haver uma melhora significativa na maneira dos músicos tocarem na igreja.

DICA 1 - Enumere suas qualidades e defeitos:

É completamente normal ter pontos fracos e outros fortes na técnica musical. Há uma tendência nos músicos na igreja de não expor seus pontos fracos. É impressionante notar como o orgulho entra facilmente através de questões como essa. Todos nós que somos músicos precisamos melhorar tecnicamente em alguma área. Às vezes um músico é muito criativo, improvisador, mas não lê partitura, não tem uma técnica apurada.

Às vezes é o contrário, um músico lê tudo, mas não tem a capacidade de improvisar, ou tocar sem ler. É óbvio que existem vários tipos de músicos, que tocam vários estilos de música mas você precisa nivelar o seu conhecimento e pratica musical. Quando digo nivelar, quero dizer que você precisa aprofundar conhecimentos musicais que ainda são deficitários em você. É imprescindível enumerar suas qualidades e defeitos musicais. Eu sugiro que você faca isso 2 vezes por ano, coloque no papel suas necessidades musicais e a partir dai você pode montar um plano de estudos para melhorar seu desempenho musical. 


No decorrer da semana colocarei as outras dicas pra vocês! Acompanhem..!!
Deus abençõe a todos!

6 comentários:

  1. Oi Anderson!
    Bacana mesmo seu blog!
    Gostaria de saber de qual igreja vc é...
    Eu já fui do Ministério de LOuvor por muitos anos, hj mudei de denominação e não participo mais, porém sinto como se estivesse enterrando talento =/

    Quando puder passe no meu blog. Espero que goste!
    BeijOs*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou ateu, mas as dicas não deixam de ser importantes.


    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. sou da Primeira Igreja Batista e digo a vc..n deixe q o talento q Deus lhe deu se acabe, Deus tem pressa e quer cada vez mais pessoas q trabalhem para seu reino...visitei seu blog..muito bonito mesmo..Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas!
    Seguindo o blog...

    http://angelmartinss.blogspot.com/
    http://lovesongone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Seguindo já, keridão!
    Ja ta na lista dos prediletos, estarei sempre aki!
    BeijO*-*
    Se puder, curta tb a pag do blog no face http://www.facebook.com/pages/-Eve-simples-assim-/229224897100440

    evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir