sábado, 23 de julho de 2011

Dicas para Ministério de Louvor - Continução da parte 2 - Estilo Musical

Bem pessoal...Aqui falarei o restante da dicas de Estética no Estilo Musical, espero que vocês tenham gostado da parte 2...Essa semana ainda colocarei aqui a parte 3 que será a Rearmonização.

DICA 2 - Ouça músicas novas e descreva o estilo e instrumentos (Apreciação musical):

Esta dica é preciosa porque infelizmente a maioria dos músicos não faz nenhum tipo de apreciação musical. Apreciação musical é ouvir uma música, descrever as principais características dela e caracterizar o estilo, época, instrumentos utilizados, etc. Esse campo de conhecimento é muito utilizado na música erudita, mas pode e deve ser utilizado na música dentro da igreja.

Precisamos aprender a apreciar a música, classificando os instrumentos, analisando o tipo de arranjo, percebendo onde cada instrumento entra e sai na música, etc. Quando você aprende a fazer apreciação musical, naturalmente acontece a assimilação dos estilos musicais, suas concepções e sua instrumentação. 

DICA - 3 Toque de acordo com o estilo:

Esta dica parece óbvia, mas é muito comum observarmos músicos tocando uma música em outro estilo musical, e sem o conceito de rearmonizacao ou adaptação. Tem músicos que tocam em outro estilo porque não dominam o estilo original da música. Por isso que as dicas 1 e 3 se cruzam nesse ponto.

A partir do momento que você estuda os estilos musicais, você pode tocar de acordo com esse estilo. O papel do músico na igreja é servir a Deus, ao líder de louvor e a igreja consequentemente. Então não deve ser um peso estudar e tocar de acordo com os estilos musicais correntes da nossa época.

Para concluir, precisamos ter em consciência que estudar música na teoria e na prática deve ser um prazer e não um peso.

Estudar os estilos musicais é um desafio, mas todo músico precisa entender e aplicar esses conceitos na prática.

A apreciação musical precisa ser constante na vida do músico. O estilo musical que está dentro do estudo da estética se refere ao que é belo, e como fazer algo belo e artístico de acordo com padrões previamente estabelecidos.

Sl. 33:3 “Cantai-lhe um cântico novo, tocai com arte e júbilo.”

4 comentários:

  1. muito legal seu blog, dê uma passada no meu tb (: http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Espero que essas dicas sirvam para outros estilos musicais! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o poost !
    Segue e comenta lá ?
    www.mini-fofoquinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. com certeza deve ser um prazer e não um peso, estudar na teoria e na prática, mas não é só para música não!!Para outras áreas e matérias tbm!

    Se quiser, conheça meu blog de arte obscura http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir