quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dicas para Ministério de Louvor - Continução da parte 1



Bem pessoal...no post anterior começamos uma série de dicas sobre técnica musical. Neste post, iremos continuar com as dicas restantes, espero que curtam...E nos demais dias iremos continuar com as outras partes que no total são 7 tópicos para melhorar o seu Ministério de Louvor.

Dica 2 - Busque métodos para estudar os pontos fracos:

Como foi dito antes, a técnica diz respeito ao método de se estudar algo para chegar a um resultado. Se você já descobriu os pontos que precisa melhorar musicalmente é necessário buscar métodos relativos a esses assuntos para estudar. Existem diversos métodos para varias áreas no campo musical. Além de podermos classificar os métodos por instrumento, podemos dividir por assunto. Ex: técnicas de blues para piano, método de jazz para instrumentos de sopro, etc.

O estudo musical é um universo infinito, pois quem deu a criatividade foi Deus. Então para haver melhora musical você precisa estudar com foco. Você precisa ter um objetivo principal no seu instrumento e outros objetivos secundários. Não adianta estudar tudo superficialmente e não se aprofundar em nada. É bem melhor você só tocar um estilo, mas se aprofundar nesse estilo e tocar bem ele ao invés de tentar tocar tudo e não tocar nada bem.

Eu não tenho vergonha em dizer que só toco piano popular e não toco nenhum outro instrumento. Eu preferi investir meu tempo e criatividade na improvisação jazzistica no piano, harmonia funcional, música pop e música worship em geral. Se a pessoa toca bem mais de um instrumento isso é ótimo, mas se ela toca mal mais de um instrumento, seria melhor rever os objetivos e focar em um instrumento principal.

Dica 3 - Não deixe de estudar/tocar o que você já toca bem:

A memória humana é um universo que ainda necessita ser estudado com mais propriedade, mas já existem estudos que dizem que quanto mais você repete uma ação, ela se registra na memória, e esse registro se manifesta até mesmo na capacidade motora do ser humano. Isto significa que ao continuar tocando o repertório que você já toca bem, acontecera que você tocara com mais fluidez, e a partir dai você ira improvisar e criar novas texturas musicais.

Muitos músicos em geral me perguntam como é o meu processo de estudo. Eu digo que cada dia que passo sinto que preciso aprender mais. Digo também que a minha maneira de estudar, envolve aprender coisas novas, e ao mesmo tempo estudar aquilo que já sei para não esquecer e para não perder a velocidade, sensibilidade e técnica aprendidas antes.

Para concluir é bom saber que a técnica musical é necessária para tocarmos melhor e servirmos o ministério de louvor nas igrejas com excelência !!!

Sl. 33:3 “Cantai-lhe um cântico novo, tocai com arte e júbilo.”

4 comentários:

  1. a fé é uma coisa bonita
    =)

    ResponderExcluir
  2. Toda arte requer muito estudo.
    A arte da música é realmente
    muito bela. Gosto muito de música.

    ResponderExcluir
  3. concordo que toda arte requer estudo, inclusive a música!

    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir