quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dicas práticas para músicos de Ministério de Louvor - parte 2 - Estilo Musical (Estética)

 
Estamos dando prosseguimento a série de 7 artigos falando sobre temas que dizem respeito aos músicos e ministérios de louvor em geral. Neste artigo falaremos sobre Estilo musical (Estética).

Quando falamos de estilo podemos ter como exemplo um músico de jazz que improvisa muito e cria melodias novas incansavelmente, e um outro músico erudito que toca somente lendo partitura e não improvisa, mas domina plenamente seu instrumento e repertório.

Ambos são músicos, que tocam muito bem seus instrumentos, mas estão separados pelos estilos musicais diferentes que eles tocam. O estilo musical pode ser plenamente classificado dentro da estética musical.

Estética é um ramo da filosofia e diz respeito a tudo o que é belo, sua natureza e percepção. Diz um ditado popular que gosto não se discute, mas no meio acadêmico e no meio musical gosto se discute sim. Existem diversos estilos musicais, e eles tem alguns padrões estéticos que são comuns a esses tipos de música.

Por exemplo, a música no estilo Rock tem guitarra, baixo e bateria. Existem exceções, mas Rock Music em geral necessita primeiramente de bateria, guitarra e baixo. Assim como Black music precisa prioritariamente de baixo (tocando groove) guitarra clean, bateria tocando groove com o baixo e piano elétrico.

Gostaria de dar 3 dicas sobre estilo musical para músicos de ministérios de louvor: 


Dica 1 - Estude os principais estilos musicais (Pop, Rock, Black Music, Música Latina e Música Brasileira) e o papel do seu instrumento nesses estilos:

Hoje em dia temos uma gama grande de estilos musicais que são tocados na igreja. Dentre esses estilos que mencionei existem outros subgêneros musicais tornando o papel do musico complexo. Mas a primeira dica é: Estude basicamente os estilos musicais principais utilizados na igreja.

Por exemplo, eu como sou pianista preciso estudar esses estilos, e o papel que o piano (teclado/sintetizador) exerce nessas músicas. No Rock, o teclado quando usa som de piano, fica geralmente pulsando no acorde da mão direita e a mão esquerda toca em oitavas para dar mais "peso". Como exemplo ouça a musica “Pela Fé” do André Valadão. Reparem que na introdução o piano fica pulsando os acordes na mão direita constantemente.

Já no estilo Black o piano elétrico é mais usado fazendo progressões e escalas Jazzísticas também. Como exemplo ouça a introdução de “They That Wait” do Fred Hammond, percebendo o piano elétrico. Além de estudar os principais estilos musicais você necessita estudar o papel do seu instrumento nesse determinado estilo.

Infelizmente vejo bateristas tocando Rock em músicas que são Black, ou latinas. Precisamos ter sensibilidade para tocar de acordo com o estilo musical proposto pela música. 

Não percam...Nos demais dias falarei mais dicas sobre o Estilo Musical...Aguardem!
Deus abençoe a todos!

10 comentários:

  1. Super curti seu texto, bem informativo e de leitura muito boa. Concordo plenamente quanto a gosto se discute. A música envolve performace, afeto, ritmo, e gosto. O que fazemos quando damos um parecer, fazemos uma crítica sobre qualquer obra artistica, é discutir questão de gosto. Gosto se forma e se discute sim.

    parabéns pelo texto sobre estética musical.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. legal o texto, se bem que acho muito mais útil pra quem ministra louvor. hehe
    abç

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. é a primeira vez que encontro um Blog que fala da musica como um todo, com dicas para compor e tals..adorei tudo!

    ResponderExcluir
  4. Belo Blog, belas palavras.
    Amei teu Blog...
    " Cantai ao Senhor um cântico novo..."
    Já cantei muito este Hino de Louvor
    quando ia à Igreja com meu pai.
    Abraços.

    ResponderExcluir